A inadimplência pode prejudicar muito o seu negócio e colocá-lo em risco. Este sempre foi um dos principais problemas enfrentado por empresários ao gerir sua empresa. E ele se torna ainda maior nas pequenas e médias empresas onde a falta de capital de giro não permite que haja lacunas nos recebimentos programados.
Segundo o Serasa Experian, com a crise econômica provocada pela pandemia de covid-19, a inadimplência atingiu 5,44 milhões de as MPE’s em fevereiro de 2022, representando um aumento de 0,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, tradicionalmente o Brasil tem boa parte da população em constante estado de inadimplência financeira. Isso é causado por fatores diversos, dentre eles o fator cultural, e a situação econômica das famílias afetada pelos altos e baixos da economia brasileira.
Em pesquisa realizada pelo Serasa em 2019, mais de 40% da população brasileira tinha pagamentos em atraso.
Fugir desse carrossel de problemas exige esforço, dedicação e alguns cuidados básicos importantes. O SEBRAE, em sua plataforma na internet, destaca cinco dicas para controlar a inadimplência dentro da empresa:
Coloque em prática a cobrança instantânea
Inicie a cobrança, por telefone, entre três e dez dias do atraso do pagamento. Além disso, é essencial entrar em contato com o cliente inadimplente antes de completar 30 dias do título vencido. De acordo com o Serasa, a chance de receber a dívida é de 60% nos primeiros 30 dias, e cai ao longo do tempo.
Na hora de cobrar, seja amigável e flexível
A abordagem é um fator essencial na hora de efetuar a cobrança. Lembre-se de tratar o cliente inadimplente da mesma forma que os demais. É certo que você precisa cobrar, mas isso precisa ser feito de forma cordial e amigável, não de maneira agressiva ou ríspida.
Lembre-se que, segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.
Ofereça vantagens para clientes que pagam em dia
Essa dica é essencial para evitar casos de inadimplência. Dessa forma, você incentiva o seu cliente a ser um bom pagador. Você pode oferecer um brinde, cupons de desconto ou bônus para as próximas compras. Com esses “agrados”, o cliente sempre se esforçará mais para pagar o que deve nas datas combinadas.
Mantenha o cadastro dos clientes atualizados
Manter o cadastro de clientes sempre atualizado é necessário para saber como efetuar a cobrança, quando ocorrer. Além das informações de contato, a ficha do seu cliente deve demonstrar o perfil de compras e o comportamento de pagamento, informações fundamentais para auxiliar na concessão de crédito e nos tipos de acordo que podem ser oferecidos ainda na cobrança.
Crie um sistema de cobranças aberto a negociações
Assim como as vendas, as cobranças precisam de um sistema, com profissionais especializados e, principalmente, estratégias. Por isso, crie uma rotina de cobrança, designe uma pessoa e horários para fazer os contatos. Também é essencial negociar com o cliente, mostrar disposição para facilitar o pagamento e deixar claro a vontade de mantê-lo como consumidor.
Outra forma eficiente de manter sob controle os seus recebíveis é terceirizar todo o processo de cobrança utilizando uma plataforma profissional. A 2Safe é uma empresa especializada em gerenciamento de cobranças, da venda até a recuperação de créditos. Utilizamos um sistema de gerenciamento automático para suas cobranças, facilitando o fluxo diário, controlando e acompanhando em tempo real todo o processo.